quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Faça o que eu digo, não faça o que eu faço

"Se conselho fosse bom, a gente vendia", diz o antigo ditado. E num é que se vende?! E muito.
Não é à toa que as bancas de jornais e revistas estão cheias de colunistas e especialistas dos mais variados assuntos. E o que falar, então, dos livros de auto-ajuda?! Verdadeiros "best sellers" responsáveis pela grande fatia de vendas que movimenta o mercado de livros. Já parou para pensar nisso?! A dificuldade de pôr em prática aquilo que é o "certo" ou ideal, nos faz dar voltas e mais voltas, para se chegar no velho e bom "eu". E portanto, não é o conselho que é ruim, somos nós mesmos que somos indisciplinados, imperfeitos, inacabados, e que, cá pra nós, não dá pra seguir à risca tuuudo tin tin por tin tin. Então, porque ainda assim, insistimos em comprar, ler, consumir, tudo o que nos promete mudar as nossas vidas?! Tenho um palpite, pretensioso, nada inédito, infantil, mas um palpite. Porque estamos procurando ser pessoas melhores (mesmo que apenas na teoria), esperando o grande dia de pôr em ordem tudo o que está fora do lugar, organizar o caos, e conseqüentemente, toda a nossa vida.
Pensando nisso, lá fui eu, mais uma vez, ler a reportagem-manual, que ensinava a organizar a nossa despensa (dor de cabeça-diária) de cada dia.
Um ótimo lugar pra começar a organizar a vida, não?!
Quem nunca comprou...
Produtos que já tinha comprado?
Produtos que não precisava?
Produtos vencidos?
Quem nunca...
Estocou produtos?
Perdeu produtos por esquecer de olhar a validade?
Teve surtos de compra desenfreada porque "aquele" produto estava numa super, mega promoção?
Lembro de um grande amigo que, empolgado com o preço do palmito, comprou, simplesmente, a metade da gôndola de palmito do supermercado, sozinho. E ao chegar em casa, a esposa perguntou o que ela iria fazer com aquilo, que mais parecia estoque de restaurante ou ponto de revenda. Lembro da empolgação dele por ter comprado o palmito a preço de banana e da esposa tendo que se virar em mil e uma receitas para poder dar fim ao produto, já que a validade não era das maiores.
E voltando à minha leitura, leio, releio, e procuro encontrar, realmente, algo novo. Talvez, uma super dica que fará mudar para sempre meu jeito dona-de-casa de ser. E nada encontro.
Tudo velho. Eu sabia. As clássicas e exaustivas dicas: 1) Tenha intimidade com os preços; 2) Leve uma lista ao supermercado; 3) Não fique zanzando pelas gôndolas; 4) Não vá ao supermercado com fome; 5) Faça a compra da semana 6) Depois das compras, organize o que for de geladeira, e na despensa, coloque o produtos que vencem, na frente; somada a ela, uma sugestão para lista de compras (para se fazer cópias) e a promessa de uma mudança de rotina revolucionária. Nada de desperdícios, nada de despesas extras, nada de frustrações...
Mas, uma enfática pergunta me acusa a consciência: Oh, meu Deus, por que eu sou assim?!...

6 comentários:

Jini disse...

A melhor dica de todos os tempos: faça como eu: Não compre nada, só o pão, o queijo, o peito de peru e o leite do dia! Lá em casa nada passa da validade! kkkkkk

Cinara disse...

Aninha, não esquenta: você é normal! Eu já li tantos livros, reportagens e artigos de auto-ajuda que acho que já estou habilitada a dar aulas! :oD
Confesso que hoje não me rendo mais à tentação de ler essas coisas, pois já concluí que não adiantam muito, ou servem apenas como motivação... Agora ser for um livro ou revista de culinária, aí eu leio tudinho e fico muito feliz! ;o)
Beijinhos!

Selma disse...

Acho que a gente se cobra demais por tudo o que a gente faz na vida. Temos que comecar a dizer: "Ta', errei, pisei na bola. Beleza, comeco de novo ou conserto e continuo tocando a vida!".
E' por isso que (ainda) tem gente ganhando tanto dinheiro com livros de auto-ajuda...
Bjs! Selma

Natural Naturalmente disse...

Como eu te entendo....:(
boa semana
Márcia

Ana Elisa Granziera disse...

Hahaha! Fantástico!
Quando morava com meus pais, isso vivia acontecendo. Nunca se sabia o que havia no armário da cozinha, então cometia-se todos os pecados mencionados.
Quando juntei com o Allex, decidi que minha despensa seria em prateleiras à vista. Porque aí é só entrar na cozinha para beber água que já vejo tudo o que tem e o que falta. E, sendo só duas prateleirazinhas, não posso me empolgar com as compras, ou não tenho onde guardar tudo. Tem dado certo por enquanto!

Beijos!

Aninha disse...

Jini,
Só sendo muito criativa pra fazer variações apenas com esses 4 ingredientes...E haja criatividade!!
Alguma sugestão?! kkk

Cinara,
Sou uma normal que continua se perdendo na despensa...Quem sabe um dia...;)

Selma,
Concordo com você, tintin por tin tin!!!

Márcia,
Então, quer dizer que vc faz parte do meu time?! Ai... como é bom ser compreendida... :)
Volte sempre, viu?!


Ana Elisa,
Quando eu me mudar para a minha casinha, vou fazer assim como vc, colocar prateleiras para melhorar minha visão "distorcida", rsrs. Isso já faz parte dos meus planos...
Sempre bom falar com vc!!

Beijos a todas.