terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Bolo de Frutas Cristalizadas

Dar um destino às frutas cristalizadas que não o panetone é uma tarefa difícil. Mas, nada que a troca de receitas nessa blogosfera não resolva.
Eu tinha em casa, além das frutas cristalizadas, outros ingredientes que eu queria colocar "na fila pra andar" porque estavam empacados no armário.
E lembrei desse bolo da Sheilinha (do blog "Entre erros e acertos") que eu tinha arquivado quando ela publicou.
O bolo tem consistência pesada, como um bolo de noiva, mas não perde a maciez. Por levar ingredientes de sabor marcante, fica difícil, para quem prova, saber o que vai na receita. É uma combinação pra lá de perfumada. Vai maçã, canela, cardamomo...

BOLO DE FRUTAS CRISTALIZADAS DA SHEILINHA

* 4 ovos;
* 1/2 x (chá) de óleo;
* 2 col (s) de manteiga em temperatura ambiente;
* 2 x (chá) de açúcar (1 de mascavo);
* 2 x de farinha de trigo;
* 1 col (sob) de fermento em pó;
* 1 col (café) de cravo em pó; (não usei)
* 1 col (café) de canela em pó;
* pistilos de 3 sementes de cardamomo;
* 3 maçãs sem casca em cubinhos;
* uva passa, frutas cristalizadas, cereja picada (não usei) e gotas de chocolate a gosto.

Bata no liqüidificador os ovos, o óleo e a manteiga. Aos poucos, junte os ingredientes secos - menos as frutas - e bata novamente. Se ficar muito pesado para tudo bater no liqüidificador, reserve parte da farinha de trigo para misturar com uma colher de pau. Despeje a massa em uma vasilha e adicione as frutas cristalizadas, mexendo, delicadamente. Acrescente o chocolate picado e leve para assar numa fôrma de bolo inglês untada e polvilada com uma mistura de açúcar e canela. Asse em fogo baixo (+- 180*) para não correr o risco de a massa tostar por fora e ficar crua por dentro.

3 comentários:

Sheila disse...

Oi Aninha!!!!
Que bom que gostou do bolo, mas vc achou a massa pesada? Será que ela não batumou não? Porque depois de assado, o bolo fica consistente mas com leveza entende? Será que não é por causa da forma ser redonda? Dizem que dá diferença, sei lá, rsrs

Aninha disse...

Sheilinha menina,
Onde é que tava tu?!
Tá correndo tanto assim que num dá nem pra dar um alô pro povo é?!
Já tava com saudades cumade...
Ó, a receita é boa sim, o negócio é a boleira que não é das melhores, rsrs. Sem muita experiência "bolística" entende?!
Da próxima vez eu acerto na textura...;)
Bjs.

姚逸群 disse...

捷克論壇 分享王國
sogox我們的論壇綜合
520夫妻聯誼論壇
台灣論壇
伊莉論壇網址
網際論壇
全球論壇成
5278影片論壇
全球成人論壇
plus論壇網址
5278論壇影片
大眾論壇娜美
成人論壇
我愛78論壇影片
釣魚資訊論壇
香港論壇
禁地論壇
伊利論壇
私服論壇
重機論壇
玩美情人魚訊論壇
傑克論壇
昆蟲論壇
卡提諾論壇
5278論壇影片線上直播 提示
puls 論壇
台灣男人幫論壇
我愛78論壇
背包客棧論壇
plus28論壇
大眾論壇烏龍派出所
hbo論壇 台灣
台灣影視論壇
fsc車友論壇
85街論壇
520自拍論壇
正妹論壇
依莉論壇
草莓論壇
貓貓論壇
520夫妻交誼論壇
微風論壇色文區
捷克論壇 分享
我愛論壇
85街論壇影城
極限魅惑論壇
成人
成人影片
微風成人
免費成人影片找sex169