sábado, 26 de julho de 2008

Feira Orgânica

Os benefícios dos produtos orgânicos colhidos, ainda fresquinhos, nas poucas hortas e pomares de regiões rurais de alguns Estados é uma realidade distante do que poderíamos chamar de "ideal" para quem deseja levar uma vida mais saudável.
Em algumas cidades, são poucos ou mesmo nenhum, os fornecedores desses produtos e os motivos já são aqueles tão conhecidos por todos nós: custo-benefício para o agricultor, resistência da cultura alimentar da grande maioria das pessoas, falta de informação ou de uma educação alimentar adequada e suficiente para discernir o que escolher para comer, economia, poder aquisitivo, praticidade, falta de tempo...
Mas, para quem deseja realmente obter melhor qualidade de vida, sem dúvida nenhuma, o consumo de alimentos orgânicos é um dos fatores que contribuem, e muito, para o nosso bem estar.
E é, justamente, nesses lugares onde a cultura orgânica é pouco difundida ou quase não existe que se faz necessário ter uma dose a mais de paciência e criatividade para poder se consumir produtos o mais natural possível.
Aqui, na minha cidade, Maceió, apesar de ser uma capital, as opções deixam muito a desejar, algumas prateleiras nos supermercados limitam o poder de escolha do consumidor e exploram a escassez desses produtos no mercado. Infelizmente, por mais que se deseje, mudar os hábitos alimentares, o negócio não é tão simples assim. Ficamos à mercê de uma dieta deficiente pela baixa aferta desses produtos nas prateleiras.
Uma boa opção para quem tem um pouco mais de paciência e tempo disponível para investir, é a feira orgânica que acontece sempre (e somente) todas as sextas-feiras das 8h às 14h, no bairro de Jaraguá, com venda direta ao consumidor por produtores locais.
Eu estive lá nessa última sexta-feira e pude comprovar a qualidade e a variedade dos produtos oferecidos, além de conferir o que estava sendo produzido a partir desses alimentos, como temperos prontos, compotas, doces, pães, biscoitos.
Fiquei bastante satisfeita com minhas compras, apesar de perceber o quanto a feira precisa melhorar no quesito organização. Por ser montada ao ar livre numa praça (apesar da feira começar as 8h da manhã), temos que chegar bastante cedo para garantir a compra dos produtos. Uma multidão se aglomera nos arredores da praça "esperando" os caminhões descarregarem. O problema é que a espera se transforma em uma disputa irracional pelos melhores produtos e então começa o tumulto antes mesmo de a feira ser oficialmente aberta. Ninguém respeita os limites das barracas, não há filas, e o pior, consumidores invadem o espaço interno das barracas para tentar tirar, ainda das caixas, os produtos armazenados; resultando num tumulto só onde ali não se sabe mais quem é vendedor, quem é consumidor.
Cheguei cedo nesse primeiro dia de experiência, consegui comprar a grande maioria dos produtos da minha lista, mas outros tantos foram deixados para trás...
Mesmo assim, considero válida a batalha que terei que travar todas as sextas-feiras em prol de uma alimentação mais saudável.
Feira orgânica, lá vou eu...

2 comentários:

Fabiana Diniz disse...

Olá moro em Maceió a pouco tempo, e gostaria de saber se ainda tem a feirinha orgânica no jaraguá, e se ainda existe, me explique local e dia. Agradeço desde já !
Abraços

Unknown disse...

Boa tarde, somos da Revista EcoLÓGICA. Apresentamos
nosso site e convidamos para acessarem, http://revista-ecologica.ning.com/.
Nossa proposta é a postagem banners, fotos, vídeos, textos de empresas/pessoa
física que têm consciência ambiental gratuitamente, no mesmo.

Atenciosamente,
Fátima Carvalho
Revista EcoLÓGICA - Comercial
(062)9183-0962 / 3282-7165

Antes de imprimir, pense no seu compromisso e responsabilidade com o meio
ambiente.
Before printing think about your commitment and responsibility to the
environment.