terça-feira, 22 de julho de 2008

Bolo-Pudim de Fubá

Amanheci com uma vontade súbita de comer algo que tivesse o sabor da combinação "fubá com goiabada", de preferêmcia um bolo bem quentinho que pudesse ser acompanhado por uma boa xícara de café quente.
Folheei minhas milhares de receitas e quase todas continham ingredientes que, no momento, minha dispensa não disponibilizava.
De tanto persistir, terminei por encontrar uma receita que havia anotado há anos, mas que nunca fizera, nem pra testar. E ainda que, entre os ingredientes não constasse a goiabada, resolvi fazer a receita e inserir pedaços flutuantes de goiabada cascão para dar uma incrementada no bolo e saciar meu desejo do dia.
Fiz o bolo com ar de desconfiança por achar a massa líquida demais, e mesmo assim, segui a receita à risca pra ver no que ia dar, e deixei o cozimento sob os olhares da minha secretária, pois precisaria sair e não haveria tempo de aguardar o bolo ficar pronto.
A receita informava que o tempo de preparo era de 45 min, mas, qual não foi a minha surpresa ao chegar em casa 2h depois e o bolo estar ainda fumegando em cima da mesa. Na verdade, para que ficasse no ponto, Patrícia, a secretária, disse ter precisado ficar de olho por exatas 2h para, então, retirá-lo sem o risco de comermos cru.
Surpresa maior foi partir a primeira fatia e descobrir que o tal bolo era nada mais nada menos do que um bolo-pudim, exatamente o tipo de bolo que eu tentara fazer, por inúmeras vezes, em épocas passadas, sem obter êxito algum.
Bendita receita!!!
Quando eu apenas imaginava comer um simples bolo de fubá com goiabada, fui surpreendida pela melhor das versões fator-surpresa.
Vontade saciada e êxito em mais uma empreitada.




BOLO-PUDIM DE FUBÁ
* 4 x (chá) de leite
* 2x (chá) de açúcar
* 1/2 x (chá) de farinha de trigo
* 1 x (chá) de fubá
* 1 x (chá) de coco ralado
* 1/2x (chá) de queijo parmesão ralado
* 3 col (sopa) de margarina
* 4 ovos
* 3 col (chá) de fermento em pó
* Pedaços graúdos de goiabada cascão

MODO DE PREPARO: No liqüidificador, coloque todos os ingredientes líquidos e na seqüência, os sólidos. Bata tudo muito bem, até adquirir uma consistência uniforme (Não se admire se a massa estiver líquida, é assim mesmo). Unte uma fôrma com margarina e polvilhe farinha de trigo. Despeje a massa e leve ao forno pré-aquecido por, aproximadamente, 2h.

P.S.: Para que os pedaços de goiabada não migrem para o fundo da fôrma, passe-os na farinha de trigo e distribua-os, uniformemente, na massa.

P.S.: Que o bolo ficou bonito num ficou não...Mas, quem disse que feios também não surpreendem?!

Nenhum comentário: