segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Tomates Verdes Fritos

Assisti "Tomates Verdes Fritos" e confesso que apesar do filme ser bastante antigo (1991) e de eu não fazer nenhuma expectativa em relação ao mesmo, gostei muito. Foi mais pela possibilidade de ver a cozinha em cena que me despertou o desejo de assiti-lo. Mas, o filme foi mais além. Tem o roteiro sensível o suficiente para nos deixar envolvidos com a história que só se revela, definitivamente, no final, sem que se perca o interesse por ela.
A receita, tema do filme, é bem simples e ocupa lugar de destaque nas cenas em que a cozinha do Whistlestop Café funcionava a todo vapor. Ao assistir o filme, fui instigada a querer provar as grossas fatias de tomates empanadas servidas no pequeno vilarejo onde se passa a história e de tentar desvendar o mistério que há por trás da famosa receita.
Assim, desejando fincar os dentes nessas crocantes fatias e sentir o seu sabor sair da telinha, consegui a receita vasculhando uma das minhas antigas revistas. Só resta fazer...

Ingredientes:
- 1/2 x de fubá
- 1/3 x de óleo
- 3 col (s) de queijo parmesão ralado
-1/2 col (chá) de pimenta do reino
- 1/2 col (chá) de sal
- 4 tomates verdes médios, em rodelas de 0,5cm de espessura
- 3 fatias de bacon (30g)

Preparo:
1) Numa frigideira, frite o bacon em fogo médio até ficar crocante.Retire com uma escumadeira, escorra em papel toalha, deixe amonar e esmigalhe. Acrescente o óleo à gordura que ficou na frigideira.
2) Num prato grande, misture bem o fubá, o parmesão, o sal e a pimenta. Aqueça a frigideira em fogo médio. Passe as rodelas de tomate na mistura de fubá, pressionando bem.
3) Frite a metade das rodelas por um minuto de cada lado ou até ficarem douradas e crocantes. Retire com uma escumadeira e disponha num prato coberto com papel-toalha Frite o tomate restante e também deixe escorrer no papel. Transfira para uma travessa e polvile com o bacon esmigalhado. Sirva imediatamente.

5 comentários:

Cinara disse...

Bem lembrado, Aninha! Eu também adorei o filme, e na época também fiz os tomates verdes fritos, por curiosidade, e gostei muito. Acho que vou aproveita sua dica e fazer novamente! Beijinhos...

Unknown disse...

Aninha, seu blog está cada dia mais gostoso. Um estímulo a mais para eu continuar fora do meu regime. Estou com saudade, viu moça? Espero te ver em breve.
Carolina Miranda

Sheila disse...

Boa dica =)

sempre quis ver este filme, mas acabo esquecendo mesmo - cabeça avoaaaadaaaaa, rsrs

Aninha disse...

Cinara, estou ansiosa para fazer a receita.
O resultado eu mostro aqui.
Bjs.

Carol, que bom receber notícias suas!! Também estou com saudades e preparando a cozinha, para recebê-los em mais uma nova aventura, rsrs.
Bjs.

Sheila, vale a pena ver o filme. Assista mesmo. Bjos.

Selma disse...

Aninha, me conta! Você fez a receita?
Bjs!