segunda-feira, 30 de junho de 2008

"Garapa"


"Garapa" é um termo muito comum, utilizado aqui no Nordeste, pra designar uma mistura feita com água e açúcar, geralmente, dada, pelos pais, às crianças famintas, quando não há o que oferecer para elas comerem. E foi esse o nome escolhido pelo diretor José Padilha (o mesmo de Tropa de Elite), para entitular seu mais novo documentário que acaba de concluir.
O filme retrata a situação de miséria vivida por três famílias cearenses, cuja rotina o diretor acompanhou por 30 dias e que muito se assemelha à mesma situação vivida por, no mínimo, 11 milhões de brasileiros (cifra deduzida de recente pesquisa do Instituto Brasileiro de Análise Sociais e Econômicas - Ibase - com os usuários do Programa Bolsa Família).
"Minha idéia era fazer um filme que fosse cru, o mais básico possível em termos de cinema; um filme com fome, tão próximo do cinema verdade como eu conseguisse", diz Padilha. E ainda, "busca resgatar a individualidade dessas pessoas que muitas vezes são olhadas só pela perspectiva macroscópica".



Fonte: Folha de SP



3 comentários:

Jini disse...

Lá em SP, Aninha, se não estou enganada, "garapa" é caldo de cana. =)

Rose Oliveira disse...

Olá Aninha!
Vim conhecer seu blog e gostei muito...mas apesar de tb ser do nordeste, não conhecia essa estória da garapa...aqui na Bahia, garapa tb é o caldo da cana.
Tenha uma boa semana.
bjs

Aninha disse...

Rose,

Fico feliz com a sua visita e por vc ter gostado do blog.
Obrigada pelo incentivo.
Seja sempre bem vinda.
Bj. grande,
Aninha