quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Peixe assado com farofa de alcaparras

Já tem tempo que fiz essa receita...Era um sábado daqueles que a gente acorda cedo, disposta a fazer uma receita com cara de verão, de vida mansa, de quem tá com tempo de curtir...
Então, liguei para os meus pais e combinamos de fazer um churrasco na casa deles. Mas, não era qualquer churrasco, era um churrasco de peixe fresco (esse foi recheado com farofa de alcaparras), acabado de ser pescado no mar e que foi direto p/a grelha, daqueles que não precisa nem de faca para cortar, é só puxar a pele do bicho e ele se desmancha todo... Sentiu o drama, né?! E assim foi...
É que moro a duas quadras da linda praia de Jatiúca (aqui em Maceió), onde tem a "balança" (pequeno mercado de frutos do mar, onde são descarregados os barcos de pesca) que vende o peixe, se brincar, ainda vivo... rsrs.


Para a entrada (enquanto o peixe assava...) fizemos churrasco de camarão.

E para acompanhar o peixe, uma salada verde com arroz branco.
Me senti a própria "garota natureba", rsrs.


Vamos às fotos...



A receita é pra final de semana, mas pode ser feita também se você tá de férias, à toa ou simplesmente com vontade de comer algo beeeem light, tipo... a la Paulo Zulu...

Para temperar o peixe (inteiro e limpo, de 1,5Kg) você vai precisar de:

- 1 col (sob) de ervas finas

- sal e pimenta do reino a gosto

- 1 col (sob) de alho frito

- suco de 1 limão

- 1 x (café) de vinho branco seco

Para a farofa (recheio):

- 1 tomate sem pele e sementes picadoem cubos pequenos

- 1 cebola pequena picada

- 1 col (s) de salsa picada

- 3 col (s) de alcaparras (lave para tirar o sal da conserva)

- sal e pimenta do reino a gosto

- 3 col (s) de farinha de mandioca torrada

- 1 col (s) de azeite de oliva

Tempere o peixe e deixe apurar. Reserve

Misture todos os ingredientes da farofa e recheie o peixe.

Feche bem a barriga do peixe p/ não abrir.

Coloque numa assadeira ou envolva com papel alumínio p/ não perder o recheio.

Coloque algumas batatas com casca para assar com o peixe e regue com azeite.

Leve para assar por mais ou menos 30min ou até que o peixe esteja macio.

(Você pode assar na churrasqueira ou no forno convencional).

Depois dessa receita, é fácil entender porque peixe fresco é muuuuito melhor...

7 comentários:

Ana Elisa disse...

Oi, Aninha!
Primeiro, obrigada pela visita ao La Cucinetta! Segundo, que capricho de blog! Lindas fotos! Esse fogão à lenha da foto é seu? Se for, a dor de cotovelo por aqui tá forte...

Abraços!
Ana Elisa.

Sheila disse...

Aninha,
que perdição é essa???
privilégio hein, comer peixe fresco e com um recheio desses???
e ainda um churrasco de camarão, aff*
sortudaaaaaa!!!! rsrs

*eu quero!*

Aninha disse...

Oi Ana Elisa,

Agradeço também sua visita ao blog,
fico feliz que tenha gostado.
Quanto ao fogão de lenha...Quisera eu ter um fogão desses na minha cozinha...Esse aí da foto é de uma pousada que nós ficamos em Tiradentes (MG), puro deleite...
Mooooorro de saudades...
Eita lugar encantado!!!!
Bjs.

Aninha disse...

Sheilinha,

Pois é, minha amiga...
Tem dia que a gente acorda assim, com vontade de revolucionar na cozinha e aí prepara uma receita simples, com sabor de bis...
Espero repeti-la...
E pra próxima, você já está convidada...Topas??! :)
Bj.

Sheila disse...

Aninha,
se eu topo??? To dentro! huahauhauhauah

olha que sou doida e apareço por aí hein? rsrs

Aliás, vc deu uma sumida :(
kd vc Aninhaaaaaa??????

iliane disse...

conhecedno seu blog..fazendo uma visitinha..e..vedno êsse peixe lindo..lindo..e..cheio de coisas delicosaas dentro..parabens pelo peixe..

姚逸群 disse...

交友聯誼社
交友婚友社
交友聯誼
ecf香港交友網
愛情交友
交友相親
tt 同志交友網站
aio交友愛情館
台北市愛情交友
全球成人論壇
成人網
成人論壇
成人動漫
嘟嘟成人
成人電影
成人卡通
成人臉書
世界第一成人
免費成人
全球成人情色論壇
酷比成人網
線上成人影片
成人遊戲
線上成人
fc2成人版影音
尼克成人
成人網站
全球成人情色
成人片
成人a片
成人線上
成人免費
酷比成人
成人自拍
成人聊天室
104成人
成人圖片
痴漢成人俱樂
微風論壇成人
18成人
微風 成人
麗的情
麗的遊戲
貼圖區
貼圖片區
百分百貼圖區
自拍貼圖
皮卡丘貼圖片區
我就是要貼圖
熊貓貼圖