domingo, 31 de agosto de 2008

Porto Salles

Inaugurado na última terça-feira (dia 26), o Porto Salles é um convite para quem deseja desfrutar de um lugar aconchegante no melhor estilo rústico-contemporâneo, com ambientes impecavelmente decorados e cardápio bem elaborado com pratos da cozinha italiana e mesa de antepastos por quilo.
Para compor o clima à meia luz que o restaurante oferece, ouve-se um lindo piano estrategicamente colocado entre o ambiente fechado e a área externa do jardim, onde foram dispostas mesas com sombreiros sobre o gramado, para aqueles que desejam estar num ambiente mais descontraído.
Quem já esteve em Maceió, deve se lembrar das famosas Irmãs Rocha, patrimônio gastronômico do Estado, as quais eram proprietárias do antigo prédio onde funcionava o restaurante de mesmo nome e que hoje, depois de passado por uma reforma, passou a funcionar o Porto Salles, de propriedade de Eduardo Salles, dono, também, da barraca mais charmosa da orla da cidade, a Lopana, especialista em sucos naturais e cardápio bem diversificado, acompanhado sempre de uma boa música ao vivo. Aliás, o proprietário desses estabelecimentos sabe muito bem como unir boa mesa e boa música.

Dei um giro rápido nos dois ambientes do restaurante e optamos (sim, eu estava acompanhada) pelo lado externo, onde fica o jardim. Na verdade, quando chegamos, devido à hora avançada e o restaurante estar com todas as mesas ocupadas na parte interna, tivemos que aguardar alguma mesa desocupar sentados ali mesmo, nas mesinhas do jardim. E mesmo havendo vaga posteriormente, preferimos continuar acomodados como estávamos.
O serviço, confesso, não foi o dos melhores. Com a casa recém inaugurada, havia poucas garçonetes para muitas mesas e era difícil ter atendido os pedidos com agilidade e satisfação, faltava... talvez, um pouco de organização. Mas, nada que não fosse contornável... pelos inúmeros pedidos de desculpas das garçonetes e do próprio proprietário, justificados pelo grande e inesperado movimento do dia. Faz parte...
Iniciamos pelos antepastos, provando algumas das delícias oferecidas pela linda mesa de buffet: camarão crocante, camarão a roquefort, polvo ao vinagrete, pão de ervas, antepasto de azeitonas pretas e antepasto de tomate seco. Todos, aprovadíssimos.

Como pratos principais, e já que a fome não era tanta, preferimos dividir pratos individuais apenas para conhecer a cozinha da casa.
Um deles, Taglietelli com camarão e açafrão, massa com molho branco e alcaparras com camarão temperados com açafrão e o outro, Peixe Crostata, filé alto de sirigado coberto com crosta de ervas, servido com molho de tomate e manjericão. Ambos, de sabor marcante e delicado, uma ótima pedida para fechar a noite.
Noite essa, para nós, agradável, com som de qualidade e comida deliciosa, ingredientes fundamentais para se tirar qualquer má impressão...

Indico.

*(Ixi..., falei agora igual a um crítico gastronômico. Quem sou eu para indicar alguma coisa?! Bom, mas coisa boa não se guarda apenas, se compartilha também.) ;)
Então, vai lá!!!