A receita de hoje é em homenagem à minha amiga Rejane, que de volta das férias, trouxe na bagagem alguns temperinhos para mim, dentre eles, alho desidratado em lâminas.
Eu, muito sem saber o que fazer com o ingrediente, saí à procura na net, por uma receita que fizesse jus ao meu presente e eis que encontrei esse prato super fácil de fazer e de um sabor suave e ao mesmo tempo marcante.
Vamos aos ingredientes:
* 3 col (s) de azeite
* 2 col (s) de manteiga
* 40 dentes de alho descascados e cortados em lâminas finíssimas (a Rejane me polpou desse trabalho)
* 1kg de coxa e sobrecoxa de frango, limpas e temperadas com 1/2 col (chá) de sal grosso e 1/4 col (chá) de pimenta do reino
(aproveitei quase todas as partes do frango, inclusive miúdos, só tirando o peito. Utilizei 2 pitadas de sal marinho e uma pitada ou um pouquinho mais de pimenta do reino)
* 1x (chá) de vinho branco (usei apenas 1/2 xícara - era o que eu tinha)
*250ml de caldo de legumes (dissolvi 1/2 envelope de caldo de galinha em 1x (chá) de água - não cheguei a usá-la toda)
Aqueci o azeite em fogo baixo, junto com a manteiga e dourei o alho (que ficou suuuper crocante). Reservei.
Fritei o frango na mesma panela, acrescentei o alho frito.
Adicionei o vinho branco e deixei evaporar o álcool. Em seguida, coloquei o caldo de galinha e tampei até o frango ficar macio.
Estava pronto.
Servi com brócolis ninja cozido, arroz integral e uma salada mista de verduras e legumes cozidos no vapor.
Delicioso.
Domingo (dia 25) foi a comemoração do aniversário de 1 ano de união (bodas de papel) de um casal de amigos queridos, do qual eu e o marido tivemos a honra de sermos padrinhos de casamento.
Dentre as coisas esquisitas (e porque não dizer "bizarras" para os menos chegados) que nós, Nordestinos, gostamos de comer, está o siri de coral, servido inteiro, apenas aferventado em água e pronto para ser devorado a unhas e dentes, literalmente. Sendo uma das principais iguarias apreciadas no Nordeste, podemos dizer que o tal crustáceo, chega a ser o "caviar" dos menos abastados.


"Da manga rosa quero o gosto e o sumo..." já dizia o pernambucano Alceu Valença em sua música "Tropicana", pois eu ainda diria mais... Quero o perfume também...












