sábado, 25 de outubro de 2008

Viva o macarrão!!!


Hoje, 25 de outubro, comemora-se o Dia Internacional do Macarrão, esse alimento versátil que atravessou os mares, democratizou -se e tornou-se um dos alimentos mais populares de todo o mundo. Sinônimo de praticidade, é possível fazer com ele, em poucos minutos, uma ótima refeição, sem contar na infinidade de tipos e formatos dessa massa e molhos que podem ser combinados.

Para comemorar a data, ficam aqui algumas dicas:


TIPOS DE MACARRÃO

* Macarrão de Sêmola - é elaborado com farinha de trigo especial, portanto, mais caro.
* Macarrão com ovos - contém em sua composição 3 ovos para cada quilo de farinha de trigo.
* Macarrão comum - é elaborado de uma forma mais elementar, apenmas farinha de trigo e água, resultando num produto de preço mais acessível.
* Macarrão caseiro - elaborado de forma mais artesanal, sua massa é laminada, apresentando maior porosidade e, conseqüentemente, maior absorção do molho.
* Macarrão Grano Duro - leva em sua composição farinha de trigo especial à base de um trigo chamado "trigo durum", que fica naturalmente " al dente", ideal para uma boa mastigação.
* Macarrão Integral - é feito a partir de farinha de trigo integral que contém mais fibras em sua composição, indicado para dietas ou para quem deseja manter uma alimentação mais saudável.


MASSAS E MOLHOS (Melhores Combinações)


Molhos mais fortes e condimentados (cosa nostra, pesto, bolognesa): massas mais neutras (gnocchi de batata, fettuccine e cappelletti de ricota);
Molhos Cremosos (balsamella, quatro formaggi, rosé, erbeto): massas recheadas com queijo (ravioli de tomate seco, gnocchi de ricota e espinafre) ou com massas de forno (rondelli, cannelloni) podendo ser gratinados.
Molhos Neutros (sugo): combinam com todos os tipos de massa e agradam todos os paladares.

Mais dicas:

- Longos e Finos (espaguete ou bucatini - espaguete furado): molhos líquidos para envolver bem os fios (alho e óleo, molho de carne e shoyo com vegetais);
- Longos e Largos (talharim): molhos mais concentrados (alfredo ou bolonhesa);
- Formatos Especiais (gravatinha - farfalle, parafuso - fusilli, conchinha - conchiglie): molhos de carne e de vegetais ou como salada, principalmente com molho de iogurte;
- Pequenos (cabelo de anjo - capellini, rigatoni): molho vinagrete em saladas ou, o uso mais comum, em sopas.


COMO CALCULAR QUANTIDADES


* Para cada pessoa, calcule de 80 a 100g de macarrão cru. Como o seu volume triplica após o cozimento, essa quantidade passará para 250g.
* Massas - Se for servir as massas como prato único, calcule cerca de 300g por pessoa. Esta é uma quantidade média, e você pode redimensioná-la de acordo com os hábitos da sua família. Molho e queijo ralado devem ser acrescidos de acordo com a preferência.
* Molhos - Calcule 3/4 do peso do molho em relação à massa, ou seja, para cada quilo de massa, utilize 750g de molho. Lembre-se que isto é uma média, e que massas mais miúdas absorvem mais molhos que massas maiores.
Em dias mais frios, geralmente, come-se uma maior quantidade de massa.


Lembretes:
* O macarrão deve ser sempre cozido " al dente", ou seja, firme e consistente. O tempo de cozimento vem, indicado na embalagem. Em geral, leva de 8 a 11 minutos.
* Para saber o ponto certo de escorrer o macarrão, não há melhor regra do que extrair um fio e mastigá-lo.
* Não refresque o macarrão em água fria, somente no caso de saladas.
* Não quebre o espaguete para levá- lo à água.
* O macarrão deve ser servido, de preferência, imediatamente após o cozimento.
* Para sopas, cozinhe o macarrão um pouco antes do ponto desejado e coloque na sopa antes de servir.
* Fonte: Gastronomia Brasil
* Foto: Portal Msn