quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Torta Fantástica de Peixe (de Bacalhau) do Jamie


Depois da experiência de encarar, pela primeira vez, uma receita com bacalhau, fico mais à vontade para me lançar em novas receitas que tenham como ingrediente o nobre peixe. Para quem ainda não percebeu, o preço do bacalhau vem despencando nas prateleiras dos supermercados, de modo quem vem me animando, e muito, para aproveitar a sua baixa cotação e me aventurar na cozinha. Foram muitas as consultas a revistas e livros de culinária até eu bater o olho nessa receita do Jamie e decidir que essa tinha (e tem) tudo para dar certo. O primeiro ponto que me chamou a atenção foi o capricho da foto, capaz de despertar o paladar de qualquer mortal, o segundo; a combinação de ingredientes simples presentes no nosso dia a dia, e o terceiro ponto; a promessa da praticidade da receita, que me garantia que, em poucas horas, estaria saboreando um prato digno de qualquer almoço ou jantar sofisticado. Passado o dilema "com que roupa eu vou?", ou melhor, "o que teremos para o almoço?", foi correr para o supermercado para comprar os ingredientes que faltavam na geladeira e deixar o bacalhau de molho para dessalgá-lo. Depois, foi só seguir as dicas do Jamie e curtir a experiência de comer um delicioso bacalhau num sábado qualquer, só que, com cara de festa.

* 5 batatas grandes, descascadas e cozidas em água e sal;

* sal e pimenta do reino moída na hora;

* 2 ovos caipiras;

* 2 punhados grandes de espinafre fresco;

* 1 cebola picada finamente;

* 1 cenoura cortada ao meio e picada bem fino;

* azeite de oliva extra virgem;

* aproximadamente 300ml de creme de leite integral;

* 2 bons punhados de queijo cheddar maduro ou parmesão ralado,

* suco de 1 limão;

* 1 col (chá) cheia de mostarda ;

* 1 punhado grande de salsa picada;

* 500g de bacalhau ou haddock, sem pele, espinha e desfiado;

* noz-moscada ralada (opcional)

MODO DE PREPARO:

Deixe o bacalhau de molho para dessalgá-lo. Retire a pele, as espinhas e desfie-o.

Cozinhe as batatas em água fervente salgada. Cozinhe, também, os ovos caipiras. Reserve.

Cozinhe o espinafre no vapor. Espere esfriar e esprema com as mãos até retirar todo excesso de líquido. Reserve.

Em uma panela, frite lentamente a cebola e a cenoura com um pouco de azeite de oliva, depois acrescente o creme de leite integral e leve à fervura. Retire do fogo e adicione o queijo parmesão, o suco de limão, a mostarde e a salsa.

Coloque o espinafre, o peixe e os ovos (descascados e picados) numa travessa, misture tudo e derrame o molho cremoso de vegetias por cima.

Esprema as batatas e tempere com um pouco de azeite extra virgem, sal pimenta e um toque de moz moscada. Espalhe sobre o peixe e leve para dourar por aproximadamente 25 a 30 minutos.

Esse prato serve 6 pessoas.

2 comentários:

Wservir disse...

Boa tarde,

O seu blog / Site chamou a atenção dos nossos colaboradores pela qualidade das suas receitas.

Ficaríamos muito gratos se você regista-se o seu site / blog no Ptitchef.com.

Ptitchef é um diretório com as melhores referências de sites de cozinha na web. Centenas de blogs espalhados pelo mundo já estão registados, aproveite para conhecer o site Ptitchef.(www.ptitchef.com ou http://pt.petitchef.com)


Para se inscrever no Petitchef clique aquí http://pt.petitchef.com/?obj=front&action=site_ajout_form ou no link http://pt.petitchef.com e clique em "Adicionar o seu blog-site" sobre a barra laranja.


Atentamente,

Octávio
Ptitchef.com

Mariana disse...

A receita tem um ar delicioso. Mas é sempre bom lembrar que o bacalhau está em risco de extinção e que por muito barato que esteja se deve evitar o consumo exagerado. Cá em casa já só entra em ocasiões especiais, com muita pena minha já que eu adoro bacalhau. Mas é preciso preservar a espécie, antes que desapareça de vez.

Beijo *
Mariana
http://caosnacozinha.wordpress.com