sábado, 19 de setembro de 2009

Por que fritura é tão gostoso?

Quem já não fez essa pergunta enquanto devorava um prato de batatinhas fritas, se lambuzava comendo churros ou dava aquela mordida - com gosto - no irresistível pastel de feira?
Lendo a revista super interessante desse mês num canto da sala de espera de uma clínica, achei a resposta.
Vamos a explicação técnica do assunto:
"Quando passa de 170°, o óleo se incorpora ao alimento realçando suas qualidades, como explica Márcia Fidelix, presidente da Associação Brasileira de Nutrição, a gordura aquecida faz o alimento desenvolver odor, cor e textura - são as propriedades OR-GA-NO-LÉPTI-CAS (decorou?!), aquelas que percebemos por meio dos sentidos.
"Isso torna as preparações fritas mais atraentes", diz a doutora Fidelix. Pode reparar: mesmo os alimentos congelados esbranquiçados, sem graça, depois de fritos ficam dourados, crocantes, com cheiro que faz salivar.
É aí que mora o perigo...
Mandar ver na fritura faz você se sentir pesado, com a leve impressão de que comeu mais do que devia. Isso acontece porque a digestão das gorduras é mais lenta.
Outro problema: justamente, por se incorporar ao alimento, uma parte considerável do óleo utilizado sai da pánela junto com o prato. Só para se ter uma idéia, uma batata frita tem cerca de 60% mais calorias e gorduras do que um batata cozida", conta o nutricionista da Faculdade de Saúde Pública da USP, Daniel Bandoni.
A fritura satisfaz, mas também maltrata seu coração e aumenta o risco de câncer.
Ninguém é perfeito".

Tá tudo explicado...