quarta-feira, 3 de junho de 2009

Limpando os eletrodomésticos

Como faço para limpar... minha churrasqueira? Minha batedeira? Minha cafeteira? Meu espremedor de laranja? Meu liquidificador? Minha torradeira? E o meu processador?

Confira essas dicas!


* Para limpar a churrasqueira:

Para conservar as grelhas da churrasqueira em bom estado, limpe-as imediatamente após o uso, esfregando com uma escova de aço e detergente. Assim que sair a crosta preta, lave-a com água, sabão e esponja de aço. Se a grelha for de ferro, passe óleo sobre toda a superfície para que não enferruje. Importante: antes de usar a churrasqueira novamente, lave-a outra vez. Seque bem e pincele óleo de cozinha sobre a grelha pra facilitar a limpeza no final do uso.

* Para limpar a batedeira:
As peças da batedeira devem ser lavadas com água morna e detergente. Já o corpo da batedeira, deve ser limpo por fora com um pano úmido e detergente, depois passado um pano limpo para secar. Atente para as ranhuras e botões, que acumulam sujeira. Use uma escovinha ou um palito para alcançar esses cantos e deixá-los limpos.

* Para limpar a cafeteira:
Para retirar aquela cor marrom que fica no filtro da cafeteira, experimente fazer uma solução de uma parte de bicarbonato de sódio para quatro partes de água, ou duas partes de água para uma de vinagre. Coloque-a no recipiente para água da cafeteira, ponha o filtro de papel como se fosse passar um cafezinho e ligue a cafeteira. Espere a mistura ser toda passada para o filtro de papel e jogue o filtro e a água fora. Deixe a cafeteira esfriar por 15 minutos, desligada. Enxágue todas as partes que passaram por esse processo e repita tudo com água limpa.

* Para limpar o espremedor de laranja:
O espremedor, à medida que vai sendo utilizado, adquire uma cor amarelada, característica dos ácidos produzidos pela laranja e pelo limão. Uma forma de mantê-lo sempre clarinho é, pelo menos a cada 15 dias, colocar suas partes em contato com uma solução de água e bicarbonato. A proporção é uma parte de bicarbonato para quatro partes de água. Deixe por algumas horas até notar a mudança. Retire e enxágue. Seque muito bem e guarde. Limpe o exterior utilizando um pano úmido com detergente, depois passe um pano limpo umedecido e seque normalmente. Atente para ranhuras e botões, que acumulam sujeira. Use uma escovinha ou um palito para alcançar esses cantos e deixá-los limpos.

* Para limpar o liquidificador:
Para manter o liquidificador novo, coloque água morna até a metade do copo, adicione metade de um limão, tampe e ligue, deixando bater por alguns segundos. A casca do limão ajuda a eliminar qualquer partícula residual e o suco retira odores. Limpe o exterior utilizando um pano úmido com detergente, depois passe um pano umedecido e limpo, e seque normalmente. Dê a mesma atenção às ranhuras e botões, utilizando uma escovinha ou um palito para deixar esses cantos limpos.

* Para limpar a torradeira:
Vire-a e bata no fundo para que solte as migalhas acumuladas no seu interior. Depois jogue sal grosso dentro dos vãos, vede a entrada com papel absorvente e chacoalhe bastante. O sal adere a qualquer resíduo, deixando sua torradeira limpinha novamente. Lembre-se de que não colocamos na torradeira pães com manteiga, geléias ou outro tipo de cobertura, pois danifica o aparelho. Limpe o exterior utilizando um pano úmido com detergente, depois passe um pano umedecido e limpo e seque normalmente. Procure cobrir a entrada da torradeira quando não estiver em uso, para deixá-la sempre protegida. Um filme plástico pode ser utilizado para esse fim.

* Para limpar eletrodomésticos em geral:
A maioria deles contém partes plásticas, acrílicas e de inox. Com o uso, as partes plásticas e acrílicas vão adquirindo um tom amarelado. O processo para mantê-las claras e limpas consiste em usar bicarbonato de sódio e água, na proporção de 1 para 4, e deixar de molho por algumas horas. As partes de inox devem ser limpas com água e detergente, e depois colocadas num recipiente com água e limão, que elimina os resíduos e recupera o brilho. Use a seguinte proporção: para cada 1 xícara de água, 1/4 de suco de limão. Seque muito bem e guarde.

Fonte: Uol