Então... Mão na Massa!!!
* FARINHA DE AMÊNDOAS: É recomendada para massas de tortas e recheios em geral.
* FARINHA DE ARROZ: Utilizada em massas da cozinha oriental, pode entrar no lugar de metade da farinha de trigo em bolos, tortas, biscoitos e pães.
* FARINHA DE AVEIA: Indicada para mingaus, biscoitos, panquecas e vitaminas com frutas e leite.
* FARINHA DE CASTANHA DE CAJU: Ótima como cobertura de sorvetes e panquecas. em tortas pode substituir a fairnha de trigo.
* FARINHA DE CASTANHA DO PARÁ: Utilizada na decoração de bolos, em massas de torta ou para polvilhar docinhos.
* FARINHA DE CENTEIO: Obtida de grãos integrais, com casca, é escura e encorpada. como contém pouco glúten, é necessário acrescentar farinha de trigo integral às receitas para ajudar no crescimento da massa. Ótima para pâes.
* FARINHA DE FEIJÃO FRADINHO: É o principal ingrediente do acarajé e do vatapá.
* FARINHA DE MANDIOCA FLOCADA (BIJU): Tem boa textura para farofas e mingaus. Também vai bem ao natural com leite, frutas e legumes.
* FARINHA DE MANDIOCA MOÍDA: É a base do pirão. Apreciada no Norte e no Nordeste com feijão, carne-seca ou peixes, é encontrada crua ou torrada, em moagem grossa ou fina.
* FARINHA DE MILHO AMARELO FLOCADA: Ideal para farofas, cuscuz e virados. A de milho branco é ótima para polentas e ensopados de frango ou com carnes.
* FARINHA DE MILHO MOÍDO (FUBÁ): Serve de base para bolos, mingaus, empanados, polentas e broas.
* FARINHA DE ROSCA: De pão integral ou branco torrado e ralado. É ótima para empanar e gratinar.
* FARINHA DE SOJA: No preparo de bolos e tortas, substitui 1/3 da quantidade de farinha de trigo, para deixá-los mais nutritivos.
* FARINHA DE TRIGO ESSENCIAL: Ela dá liga à massa e ajuda a crescer. Ideal para tortas, bolos, biscoitos, pa~es e salgados. Pode vir adicionada de fermento em pó e sal.
A versão integral usa trigo com farelo e o gérmen.
A de glúten é uma farinha de trigo especialcom glúten seco.
* FARINHA DE TRIGO GRANO DURO (SEMOLINA): Farinha granulada derivada do trigo durum. Para doces, pudins, nhoques e sopas. Na pizza, ela pode substituir metade da farinha de trigo para deixar a massa mais crocante.
DICA: As farinhas duram mais quando guardadas em ambiente seco e fresco, com a embalagem bem fechada e longe de produtos com cheiro, pois absorvem odores.
Fonte: Revista Cláudia Cozinha
Nenhum comentário:
Postar um comentário