domingo, 17 de agosto de 2008

Nhoque de Salmão

Algumas receitas são excelentes aliadas quando o assunto é reaproveitamento de alimentos, evitando que as sobras fiquem perambulando pela geladeira e percorrendo o caminho do esquenta-vai pra mesa, esquenta-vai pra mesa, tendo, depois de inúmeras tentativas de consumo, por fim, o lixo como destino certo.
Dar uma cara nova aquilo que cozinhamos em excesso ou porque, simplesmente, não desejamos repetir o prato no dia seguinte, aguça a criatividade e nos faz provar novos sabores, especialmente, quando não sabemos o que fazer.
Eu, particularmente, não gosto de repetir aquilo que foi consumido no dia anterior, mesmo quando o prato é aquele preferido. Prefiro fazer, sempre porções menores para serem consumidas no mesmo dia ou reinventar o prato, quando posso, porque nem sempre dá.
Essa receita reaproveita aquele filé ou posta de salmão que sobrou do jantar ou do almoço e dá um ar "festivo" ao peixe.
Vamos, então, aos ingredientes:

* 200g de filé ou posta de salmão cozido desfiado
* 200g de batata inglesa
* 200g de batata doce
* 1 ovo
* 400g de farinha de trigo
* quanto baste de sal
* 400g de camarão

Molho:
* 1 lata de tomate pelado batido (eu usei molho de tomate caseiro)
* 2 x (chá) de creme de leite fresco
* 1 col (s) de salsinha picada (eu omiti, pq não tinha na geladeira)
* 2 dentes de alho amassados
* quanto baste de azeite de oliva
* quanto baste de sal

Cozinhe a batata inglesa com a batata doce. Passe-as pelo espremedor e junte o salmão desfiado.
Acrescente o ovo, o sal e a farinha de trigo até dar o ponto.
Dica: Apesar da receita pedir 400g de farinha de trigo, vá colocando a farinha aos poucos até sentir que a massa adquiriu consistência de nhoque.
Faça rolinhos com a massa numa superfície polvilhada com farinha de trigo e corte com uma faca os rolinhos ou, faça como eu, molde bolinhas na mão mesmo.
Cozinhe os nhoques numa panela com água fervente e os camarões.
Retire os camarões cozidos e os nhoques que subirem à superfície.
Para o molho: Aqueça o azeite, refogue o alho e acrescente os tomates pelados (ou o molho de tomate) e o sal. Abaixe o fogo, deixe reduzir e junte o creme de leite. Cozinhe mais um pouco até encorpar. Regue por cima do nhoque e decore com salsinha picada.

Nenhum comentário: