terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Saindo do forno...

O livro "Delícias das sinhás: receitas culinárias da segunda metade do século XIX e início do século XX" do jornalista e chef Fernando Kassab em parceria com estudiosos do Centro de Memória da Unicamp, reúne 81 receitas (selecionadas dentre 200) doadas por famílias da região de Campinas, trazendo uma importante contribuição para a História da Alimentação no Brasil.
Este lançamento da Editora Arte Escrita, atrai o leitor não só pela abordagem histórica, mas também pela produção das fotos, adaptada pelo próprio autor às possibilidades contemporâneas.
Propõe ao leitor a se aventurar a cozinhar à moda antiga, de punho mesmo, sem batedeira ou microondas, justificada pela originalidade das receitas e pela possibilidade de alteração no resultado final se utilizados eletrodomésticos que aceleram o processo de produção dos doces, como na textura, por exemplo.
Suas páginas contêm fotos de objetos como mobiliário e utensílios usados na preparação e no ritual do servir os doces.
De acordo com os pesquisadores, o livro revela os costumes e o contexto político da época, incluindo uma análise da figura feminina na família.

*Sinhá - termo utilizado pelos escravos para se referir às suas patroas.

Delícias das sinhás - receitas culinárias da segunda metade do século XIX e início do século XX.
128 páginas (28 x 28 cm)
R$ 70,00
http://www.editoraarteescrita.com.br/


Fonte: uol, google


Nenhum comentário: