terça-feira, 10 de julho de 2007

Parabéns pra Redonda!!!

Você sabia que hoje se comemora o Dia da Pizza??!
Pois é, "a data foi instituída em 1985, pelo, então, Secretário de Turismo de São Paulo, o Sr. Caio Luiz de Carvalho, por ocasião de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, ele escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração da redonda.
Sua história teve início antes da Era Cristã, na Roma de César, onde os nobres (já daquela época) comiam o Pão de Abraão, uma massa feita com farinha, água e sal. E que a ele eram acrescidos ervas e alho, a chamada Piscea.
Os anos se passaram e Cristóvão Colombo levou o tomate à Europa, sendo este, posteriormente, incorporado à receita.
O primeiro pizzaiolo da história foi Don Rafaelle Espósito, proprietário de uma famosa pizzaria de Nápole, a Pietro il Pizzaiolo.
Don Rafaelle ficou famoso a partir do verão de 1889, quando foi cozinhar no palácio Capodimonte para os soberanos rei Humberto I e sua rainha Margherita de Sabóia, que estavam em visita à Cidade.
O pizzaiolo, para prestar sua homenagem à rainha, resolveu fazer a pizza com as cores da bandeira italiana - branco, vermelho e verde.
A rainha gostou tanto da pizza que Don Rafaelle a batizou com o seu nome.
Embora, a origem da pizza, como é hoje conhecida, seja italiana, os grandes devoradores desse produto ficam do outro lado do oceano. Os dois países que mais consomem pizza no mundo são respectivamente: EUA e Brasil, com destaque para as cidades de Nova York e São Paulo.* "
"A primeira pizza assada em território brasileiro surgiu no início do século 20, no Brás, bairro dos imigrantes italianos, em São Paulo. A pizza se tornou um verdadeiro costume dos brasileiros. O número de pizzarias em São Paulo gira por volta de 5.000 e produzem cerca de 40.000 pizzas por hora (isso mesmo, por hora!!!)."
Apesar de a data ter sido instituída em São Paulo, em algumas cidades do Brasil também se comemora o dia com promoções, estimulando ainda mais seu consumo. Em algumas casas especializadas, pede-se o recheio que se deseja e é cobrado do cliente apenas o valor correspondente ao da pizza muzzarela.


Essa aí da foto foi feita por Yo no dia da inauguração da minha fôrma de pedra (Made in Minas). Não ficou linda??! Digna de ser homenagiada!!!":)


Aos babilônios, hebreus, egípcios, italianos, pizzaiolos, ..., e a todos que, de alguma forma, contribuíram e contribuem, para a evolução dessa delííícia, minha admiração e agradecimento.
Afinal de contas Hoje é o Dia da Pizza, mas bem que podia se chamar..."Dia da Gula"!!!
Huuuuummmmm......


* Guia dos Curiosos

Nenhum comentário: